Tenha auto responsabilidade pelos seus resultados

Na década de 1960, a Estrela lançou o “Jogo da Vida”. Nele, o participante lida com eventos como qual caminho escolher, se vai cursar ou não uma faculdade, entre outras coisas. A brincadeira é simples e traz apenas uma conclusão: para cada escolha, haverá sempre um resultado.

O jogo de tabuleiro é famoso até hoje e fez parte da infância de muitas pessoas. Mas a brincadeira acaba, o tempo passa, a gente cresce, estuda, começa a trabalhar, comprar um carro e quando dá conta de si, está na varanda de casa perguntando: “por que a grama do vizinho é mais verde do que a minha?”. Quase que instantaneamente as respostas aparecem. “É mais verde por que ele fez uma faculdade ou teve oportunidades melhores”.

É natural do ser humano esse exercício de comparação. Porém, neste caso, além desse fenômeno, acontece outro. Da mesma forma que as respostas, surgem as explicações. Para a faculdade, a justificativa é de que você não tinha condições de pagar os estudos. Para as oportunidades, talvez o subconsciente julgue que não teve sorte na vida, por exemplo.

Se basear nos problemas e dificuldades que encarou pelo caminho não é a saída para justificar a vida que tem hoje. É preciso entender que viver é mais do que ter sorte. É como se estivesse dentro de um barco e assumisse o leme, a direção. O destino, por onde vai passar e como vai chegar são decisões que cabem apenas ao capitão da embarcação.

Entender isso vai te dar o poder do controle, que também vem com suas responsabilidades. Se encarar ventos fortes, mar revolto, não coloque a culpa no mau tempo. Você decidiu ir por aquele caminho. Conquistar esse controle é um exercício diário e que vai mudar não só a sua vida pessoal, mas a profissional também.

Ter uma bússola é importante para saber aonde você quer chegar, quais objetivos quer atingir. Mas ela deve estar acompanhada do poder de escolha. Ter harmonia é fundamental para sair do lugar. O importante é ter a consciência de quais escolhas fazer, a maturidade para enfrentar os obstáculos e a resiliência para começar novamente se for preciso.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

empoderamento feminino

Empoderamento Feminino

Como mudar suas posturas e mentalidades e atingir a verdadeira felicidade pessoal e profissional? Empodere-se, adquira prosperidade em todas as áreas da sua vida e

Ler mais »